Charlie é um rapaz muito pobre. Um dia, o senhor Wonka lançou um desafio para todas as crianças: quem encontrasse cinco bilhetes dourados que estavam dentro das suas pastas de chocolate iria visitar a sua grande fábrica e receberia muitas e muitas guloseimas, tipo como pastilhas elásticas que podes estar com elas um ano na boca que o seu sabor não acaba.

      O nosso amigo Charlie sabia que não iria conseguir nenhum bilhete dourado, pois ele só recebia uma pasta por ano, era só no seu aniversário. Ele, na ida para a escola, passava sempre nessa fábrica de chocolate e  ficava espantado a olhar para ela porque era grande e os seus portões estavam sempre fechados. O nosso amigo sabia disso porque ele, da sua casa muito pobre, via-a sempre.

      Charlie, um dia, à ida para a escola, viu no meio da neve uma moeda de 50 cêntimos e, como estava perto de um quiosque, decidiu ir comprar uma pasta de chocolate. Mal a teve nas suas mãos ossudas e arrepiadas de tanto frio, abriu-a e não estava lá nada; com o troco comprou uma outra pasta de chocolate da mesma marca. Será que o nosso amigo Charlie vai encontrar o último bilhete dourado ou não? Irá ele visitar a grande fábrica de chocolate do senhor Wonka e receber muitas guloseimas como as pastilhas elásticas e chupa-chupas?

        Isso só tu podes descobrir se leres este livro como eu o li com muito agrado e entusiasmo! Ris-te à brava! Ele está à tua espera na nossa biblioteca!

Mariana Sofia,  6ºA