A personagem principal desta história é um rapaz que antes dos oito anos teve dois encontros com bruxas, em que no primeiro saiu ileso mas no segundo não teve tanta sorte! Este rapaz tem uma avó norueguesa e os noruegueses sabem tudo sobre bruxas!

    Como de costume, na altura do Natal, foi com os pais visitar a avó à Noruega. A estrada onde circulavam estava gelada e o carro derrapou, saindo da estrada originando um acidente tendo os seus pais acabado por falecer… O rapaz vai então viver com a avó para a Noruega, onde ela lhe falou de bruxas e como poderia identificá-las.

    Ficou com a avó na Noruega até ao dia em que um homem vem à sua casa e tem uma longa conversa com a avó sobre o testamento deixado pelos seus pais, que dizia que o rapaz deveria frequentar uma escola em Inglaterra. Depois de lerem o testamento, decidiram partir para Inglaterra, o rapaz e a avó.

    Durante umas férias de Verão, ficaram hospedados num hotel e a avó deu-lhe um presente: dois ratinhos brancos! O rapaz queria treinar os seus ratinhos, mas como estava num hotel, este não era o sítio mais apropriado para o fazer. Então ele decide procurar um lugar no hotel onde não estivesse ninguém. Procurou, procurou até que encontrou o salão de baile que tinha um placard grande que dizia: SRPPCC (Sociedade Real Para a Prevenção da Crueldade contra as Crianças). Espreitou para a sala e viu um grande biombo, achou então que era o sítio ideal para treinar os seus ratos.

    A certa altura, estava ele atrás do biombo quando entrou no salão de baile um grande número de mulheres. O rapaz reparou que todas elas coçavam furiosamente a nuca e usavam luvas, o que não era normal nessa época do ano! Nesse momento, entrou uma mulher no salão, dirigiu-se para o palco e ordenou a todas as outras mulheres que tirassem a peruca, os sapatos e as luvas. Foi nessa altura que o rapaz se lembrou do que a avó lhe tinha dito sobre como reconhecer uma bruxa! A mulher que estava no palco era a Poderosa Bruxa Mor de que a avó tanto lhe tinha falado!

    A Poderosa Bruxa Mor disse a todas as bruxas que tinha encontrado uma forma de acabar com todas as crianças de Inglaterra. O plano era todas as bruxas comprarem uma loja de doces e fazerem uma poção mágica chamada Fórmula 86 Fazedora de Ratos de Acção Retardada…

    Mas, para que servirá esta poção?! O que será que vai acontecer ao nosso herói no meio de tantas bruxas?

    Lê este livro e saberás!

    Rodrigo Matos, 6º A