Este livro fala-nos de um grupo de crianças e um adulto que serão detetives no caso do “cego falso”. Os nomes das crianças são: a Raquel Bessa, o Baltazar Bessa (que era mais tratado por Baltas) e o Simão Mateus que era primo deles. Também aparecerá um adulto com o nome de Zé Cateto e um macaco ao qual, no fim da história, darão o nome de Xico Banzé.

   Nesta história, os primos querem ir ao cinema ver a estreia do novo filme do Sombra e o tio Nuno prometeu-lhes que quando chegassem as férias de Natal os levaria para verem o filme desejado. Vieram as férias e lá foram eles ao cinema. Quando saíram da sala, viram um cego com um macaco a pedir esmola que se aproximou da Raquel e ela pediu uma moeda ao Simão que logo recusou. O macaco que já tinha topado qual dos dois tinha moedas, saltou para cima dos ombros do Simão e despenteou-o todo. Ele começou a gritar por socorro e o macaco só parou quando ele lhe deu a moeda.

    A Raquel avistou o tio Nuno e foram logo a correr para o jipe e o macaco foi atrás. Parece que tinha simpatizado com eles.

    O Simão disse à Raquel que seria giro eles terem um chimpanzé mas a mãe não aceitou tal ideia. Quando estavam quase a chegar a casa, ouviram um barulho em cima do jipe. O tio Nuno travou de repente e o macaco apareceu no pára-brisas a fazer macacadas. Lá voltaram ao cinema para entregarem o macaco ao dono, mas ficaram admirados porque ao contrário do que seria de esperar, o cego começou a bater no pobre chimpanzé, sem ter culpa nenhuma. E por mais que lhe pedissem, o cego continuava a maltratar o macaco e as pessoas que passavam não se importavam com o que estava a acontecer. Tiveram que ir embora mas os miúdos ficaram com um desejo comum: «Temos de salvar o chimpanzé!»

   Passados alguns dias, os primos pensaram em visitar o Zé Cateto e quando chegaram a sua casa, viram que ele estava a ler um jornal e o Baltas perguntou logo:

    – O que estás a ler?

   – Estou a ler o caso das jóias desaparecidas, e diz que foi um macaco que roubou.

    Os primos pensaram logo que podia ser o chimpanzé, o amigo deles…

 

O que irá acontecer ao macaco? O que irão fazer os primos para ajudar o macaco?

 Vai à biblioteca da nossa escola e assim conseguirás saber o final desta divertida e misteriosa história.  

Juliana Ferreira 6ºD