Matilde era uma menina muitíssimo inteligente. Mas os seus pais eram muito implicantes, obrigavam-na a ver televisão e negavam-lhe a leitura.

Enquanto a sua mãe ia jogar bingo e o seu pai ia para a garagem trabalhar nos carros, Matilde aproveitava para ir à biblioteca pública.

Surpreende a bibliotecária ao ler livros muito a avançados para a sua idade e começa a trazê-los para casa. Passado algum tempo, Matilde pede ao seu pai um novo livro, mas como ele não achava nada bem, destruiu o livro da biblioteca. Por causa deste acto do seu pai, ela tem de pagar o livro com a sua mesada. Então, para se vingar do seu terrível pai, pôs supercola no seu chapéu o que lhe veio a causar um grande embaraço!

Mais tarde, vai para a escola, onde encontra uma professora extraordinária (Sra. Honey) que percebe a sua inteligência e queria avançá-la de classe, mas a directora da escola (Sra.Trunchbull) rejeita.

Um dia, a Sra.Trunchbull vai dar aula à sua turma e uma amiga de Matilde coloca uma salamandra dentro da jarra da directora e a Sra. Trunchbull deita a culpa a Matilde. Ela fica furiosa e aí descobre que tem poderes mágicos – consegue deitar a jarra ao chão com os olhos.

 Lê este livro! Vais surpreender-te com a Matilde!

Diana