Gostei de ler o livro “A Escola dos piratas: O terrível pirata Barba de Fogo”, em que o autor é Sir Steve Stevenson e é ilustrado por Stefano Turconi. É uma história divertida e cheia de aventuras.
O livro conta-nos a história de cinco crianças (Jim, Ondina, Simon, Bombordo e Estibordo) que frequentam uma escola para Piratas situada numa ilha. Têm como professor o Capitão Rede e são chamados de “ Lombinhos do Mar”.
Certo dia, os “Lombinhos do Mar” foram pescar, quando de repente se aproximaram do seu barco dois golfinhos que atiraram para dentro do barco uma caixinha de madeira. Jim abriu a caixa e lá dentro estava um pergaminho que continha uma mensagem do Presidente dos Capitães chamado Mercúrio.
Remaram até à praia, e ali foi convocada uma reunião entre todos os Capitães Piratas existentes na ilha e respetivos alunos. Um dos capitães leu o pergaminho em alta voz, o qual informava que Mercúrio tinha capturado o seu maior inimigo: o terrível e perigoso Pirata Barba de Fogo, e que chegaria à ilha para o prender no final desse dia. Ficaram todos nervosos, mas continuaram com as suas atividades habituais, tendo os “lombinhos do Mar” iniciado uma aula para aprender a dar tiros de canhão. Sucedeu que um dos Lombinhos do Mar, o Estibordo, adicionou pimenta explosiva a uma bala de canhão e quando essa bala foi lançada “voou” em direção ao navio de Mercúrio, perfurando o casco e libertando o temível pirata Barba de Fogo.
O Pirata Barba de Fogo pegou no seu sabre e nadou velozmente até á praia, onde aprisionou o Capitão Rede, Estibordo, Bombordo e Simon, atando-os a uma palmeira.

Conseguirão o Capitão Rede e os seus três “piratinhas” libertar-se e enfrentar o Barba de Fogo? Descobrirás se leres o livro!

Afonso Marques Ribeiro