Gostei de ler o livro da coleção “Os sete irmãos” cujo titulo é : “ Maria : Os segredos da irmã mais velha”, em que são autoras Margarida Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho.
É uma história de uma adolescente de 15 anos chamada Maria, que tem cinco irmãos: O Miguel, a Mónica, a Margarida, e os gémeos : o Manuel e a Mariana.
Maria frequenta a escola Martim Moniz e vive em Vale de Nabais. Em Janeiro entrou um rapaz novo para a turma, chamado João Pedro que vinha da Irlanda, e Maria no inicio ficou amiga dele, mas depois ficou fascinada por ele. O João Pedro era um rapaz tímido e discreto, mas a sua presença, vai marcar a vida da Maria.
Maria também anda no ballet da professora Verónica e tinha uma amiga chamada Clara, que apesar de ser extremamente magra sentia-se sempre gordíssima. Um dia a mãe de Clara foi avisar a professora que Clara estava internada. Maria ficou muito preocupada então resolveu telefonar a Clara e perguntar o que se passava, a mãe da Clara atendeu e explicou que Clara sofria de anorexia. Alguns dias depois Clara recomeçou as aulas de ballet e disse a Maria que ia curar-se e prometeu ajudá-la na luta contra a doença.

    A melhor amiga da Maria, para além de Clara, é a Joana, que vai viver momentos difíceis com a separação dos pais, mas acaba por compreender a situação e tudo se resolve.
Um dia, Maria foi com as suas irmãs, Mariana e Mónica, ao centro comercial, quando de repente viu o seu amigo João Pedro com Francisca, uma colega da escola, e ficou perturbada, pois pareciam amigos íntimos. A Maria não sabia explicar porquê mas sempre que falava com o João Pedro sentia um carinho especial por ele.
Maria era muito insegura, achando-se a rapariga mais feia do mundo, razão pela qual pensou que o João Pedro jamais se poderia interessar e apaixonar ela.

    O Amor não era o único problema da Maria, pois esta queria ter mais Liberdade como qualquer outra adolescente de 15 anos, queria sair à noite com as amigas, mas o Pai não deixava. A sua banda favorita ia atuar em Vale de Nabais e Maria pede ao pai para ir ao concerto. O pai inicialmente não deixa, mas Maria insiste e acaba por ir, mas com algumas condições impostas pelo pai que ela não consegue cumprir. Porém após conversar e explicar as suas razões, o pai acaba por compreender. Certo dia, João Pedro sossegou o coração inquieto da Maria, explicando-lhe que a Francisca o perseguia, mas que ela não fazia o seu género para namorada. E de quem realmente gostava era dela. Maria e João Pedro ficaram namorados.

    No entanto, esta situação não agrada a todos, principalmente ao Hugo, que gostava da Maria, e tudo fará para os separar. Hugo inventa que João Pedro era maluco, e que até falava com fantasmas existentes na quinta onde morava.

    Um dia, os pais de Maria avisam ao jantar que a família ia ter mais um irmão.

    Acreditará Maria nas “mentiras” e artimanhas inventadas por Hugo para a afastar do seu namorado João Pedro? O namoro entre Maria e João Pedro sobreviverá?

     Lê o livro e descobrirás!

Afonso Marques Ribeiro