“ Um segredo aos pés da estátua “ é um livro que nos dá a conhecer um rapaz chamado Daniel que, quando estava prestes a festejar o 11º aniversário, o seu avô paterno foi viver para casa dele. Ao princípio, Daniel achava muito boa ideia, mas depois de todas as noites ouvir os chinelos do avô a rastejar pelo chão ou para ir à casa de banho ou para ir à cozinha, não começou a achar graça nenhuma àquela mudança.

      Uns dias antes do 11º aniversário do Daniel, ele perguntou aos pais se poderia fazer uma festa de anos, apesar de nunca ter feito uma devido à situação económica dos pais. A resposta dos pais foi, para grande tristeza do Daniel, um não. O avô, ao saber o que se estava a passar, resolveu que no dia dos anos do neto iriam dar um passeio pela cidade de Lisboa, que era o que o Daniel sempre desejara. Então no dia dos anos assim o fez. Passearam pelo Chiado, andaram de elétrico, … Quando chegaram ao Terreiro do Paço, o avô avistou uma estátua e disse:

      – Vou ver se não me esqueço …

 O neto perguntou:

      – De quê?

      Se quiserem saber a que se referia o avô, leiam este livro. Vão reviver o tempo das lutas entre os liberais e os miguelistas e, sobretudo, espera-vos um segredo bem guardado!

Alice Martinho