Mónica, a terceira irmã da família Machado, frequenta o 8º ano e está quase a fazer 14 anos. Ela é uma “Maria-rapaz” despachada e bem-disposta, e tal como o seu irmão Miguel, adora fazer desporto, em especial o futebol e participar em provas de BTT. Outra paixão que tem são os animais, e embora a família, por ser numerosa, não aceite muito bem possuir em casa animais domésticos, mas  com algum esforço e insistência, Mónica consegue que os pais aceitem que um cãozinho rafeiro, a quem deu o nome de “Mister”, passe a conviver e fazer parte da “família”. E, por adorar animais, quer ser veterinária no futuro.

    Certo dia, a convite de um outro aluno da mesma escola que frequenta, chamado Filipe, Mónica aceita fazer uma prova de BTT, tendo alguns dos participantes caído numa ravina, e sido a Mónica ajudada por Filipe quem, astutamente e com muito esforço, consegue retirá-los do local.

    A amizade nascida ente a Mónica e o Filipe começa a ser algo muito forte, pois os dois têm gostos semelhantes, mas Mónica não consegue esquecer o Paulo, um rapaz mais velho por quem teve uma paixoneta arrebatadora, mas não foi um amor correspondido. Paulo já namora com a Patrícia, uma rapariga da sua idade, e Mónica sempre que os vê juntos não deixa de ficar amargurada e de pensar no Paulo. Em simultâneo, o seu novo amigo Filipe também passa a fazer parte dos seus pensamentos, vivendo uma amizade especial.

    Mónica tem duas amigas muito diferentes, a Sofia e a Carlota. Sofia é dócil e preocupa-se verdadeiramente com a Mónica. Já Carlota consegue que Mónica obedeça a tudo quanto quer, e só mais tarde é que Mónica percebe isso. Carlota torna-se alcoólica, e não aceita que o é, sendo ajudada pelas amigas e mais tarde por um psicólogo. Mónica tem medo do escuro, Filipe descobre a ajuda-a a ultrapassar essa fobia. Sofia, Mónica e Filipe inscrevem-se num campo de férias à Serra da Estrela onde vivem aventuras fantásticas. Na serra da Estrela, Filipe prepara uma surpresa para Mónica.  Qual será a surpresa preparada por Filipe? Mónica gostará da surpresa?

    Aceita o desafio e deixa-te surpreender com a agradável leitura deste livro!

Afonso Ribeiro