O livro que li chama-se A Lua De Joana, da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez.

A obra conta a história de Joana, uma adolescente que vive em Lisboa, que perde a sua melhor amiga Marta devido a uma overdose. A partir daí, Joana ficara muito triste e decide escrever cartas à amiga para desabafar, nunca a esquecer e contar-lhe tudo o que se passa na sua vida. Quando quer escrever-lhe, ela senta-se na sua meia-lua, um baloiço, suspenso no teto do seu quarto. Quando Joana quer pensar coloca a sua meia-lua em quarto crescente e quando está triste roda-a para quarto minguante.

Joana conta-lhe sobre o seu dia-a-dia com a sua família e tudo o que sente, tal como costumava fazer quando Marta era viva. Ela vive com a sua mãe, que é dona de uma loja de roupa e que não dá muita atenção à filha, com o seu pai, um médico que passa o dia todo a trabalhar num consultório e nunca tem tempo para a família, com o seu irmão, a quem ela trata por “Pré-histórico” ou “Traumatizado”, devido à sua maneira de vestir e hábitos, e com a sua querida avó Ju.

Ela sente-se incompreendida pela sua família e, por isso, procura o apoio da sua avó. Os seus pais não lhe dão a atenção que ela precisa, por isso Joana baixa os seus rendimentos escolares e estes nem dão conta. A única pessoa que lhe dava carinho era a sua avó. Quando Joana fazia anos o seu pai dava-lhe dinheiro para ela comprar o que quisesse ou, então, oferecia-lhe relógios muito caros para compensar a sua ausência. Contudo, o que ela mais precisava era de atenção, carinho e muito amor.

Certo dia, a avó Ju adoece muito e acaba por falecer, entristecendo ainda mais Joana. A jovem apaixona-se por Diogo, irmão de Marta e repara que Diogo anda sempre com uma rapariga chamada Rita. Mais tarde descobre que ambos estão envolvidos com as drogas e, por sua influência, ela acaba também por usar drogas. Os pais levam-na ao psicólogo para procurar ajuda….

Será que Joana vai recuperar, vai sair deste dilema e ficar bem? Leiam este FANTÁSTICO livro para descobrirem.

Filipa Jorge Ferreira