O livro fala-nos de dois amigos que nas férias de verão enviam cartas um ao outro. O João conta as suas aventuras e a Joana responde às cartas comentando as aventuras do amigo.
Numa das cartas, o João conta que conheceu um amigo chamado Domingos que fazia parte de um grupo chamado GESR (Grupo Escalada Sem Risco), um grupo que fazia escaladas. Um dia, o João foi almoçar a casa do novo amigo e ele perguntou-lhe se queria fazer parte do grupo e o João aventurou-se. Nesse grupo só existiam duas meninas, a Clara e a Jenice. Quando o João contou à sua mãe que entrou num grupo de escalada, a reação dela não foi positiva e começaram a discutir… O pai dele não se importou e no fim da discussão da mãe com João, o pai fez perguntas sobre o grupo. Logo a seguir à discussão, o João foi para a cama e deixou a carta em aberto para no dia seguinte continuar.
No dia seguinte, ele foi fazer escalada ao Pico do Diabo; saíram muito cedo com as mochilas, equipamentos e farnel e com vontade enorme de fazer escalada. O tempo não estava muito bom porque parecia que ia chover, as nuvens estavam cinzentas. Quando chegaram ao pé da montanha, vestiram-se e começaram a subir; quando iam na última etapa para chegar ao cume, começou a chover e esconderam-se numa gruta estreita e com cheiro a humidade. A chuva rapidamente passou e eles continuaram a subir. Chegados ao cume, sentiram uma sensação de liberdade e o João só lhe apetecia gritar, mas, como estavam com fome, logo desceram e foram almoçar.. Quando foi escrever à Joana sobre a escalada, tentou convencer a amiga a entrar no grupo e fazer escalada com eles aos fins de semana, pois ele tinha adorado a experiência.
Se querem saber se a Joana aceitou a proposta do amigo, leiam o livro! Vale a pena!
Beatriz Oliveira
Deixe uma Resposta