Este livro fala-nos de uma viagem no faroeste. A personagem principal é Geronimo Stilton, quem dirige o Diário dos Roedores, o jornal mais famoso da ilha dos ratos. Esta aventura começa no Faroeste. Com o Geronimo vai também a sua família: a sua irmã Tea, o seu primo Esparrela e o seu sobrinho favorito Benjamim.

       O Geronimo e a sua família estavam a atravessar o deserto da Arizona. Eles caminhavam cada vez mais cansados, o sol era muito quente, precisavam de água para beber. Pouco depois, viram um carril de via férrea. Sempre a seguir os carris viram um letreiro “BEM VINDOS A CACTUS CITY (mas quem é que vos convenceu a vir até aqui?)”. Na Cactus City o Geronimo teve pequenos encontros desagradáveis. Um deles foi o pistoleiro Negro Meianoite.

“Eu e o Meianoite encarámo-nos, olhos nos olhos. Os habitantes de Cactus City juntaram-se à nossa volta em silêncio, erguendo alto os archotes.

– Julgas que és mais forte do que eu, forasteiro? – gritou-me. – Pois então, desafio-te para um rodeo no meu rancho. Desafio-te a domar o Bubi ! Se ganhares (mas não vais ganhar), vou-me embora de Cactus City! Aceitas o desafio, estrangeiro?

– B-Bubi? – perguntei. – Q-q-quem é o B-bubi?

– O Bubi é… é o Bubi! – troçou ele.- Então, aceitas o desafio?

Olhei em redor. Todos os habitantes de Cactus City fitavam-me, preocupados. Para eles, eu era a última esperança. Não podia desiludi-los! Reuni toda a minha coragem e sussurrei:

– Aceito o desafio.

O Meianoite riu-se.

– Vemo-nos para o rodeo no rancho meia-noite. Quero que toda a Cactus City esteja presente, para assistir à tua derrota… e ao meu triunfo!”

Se querem saber o que vai acontecer ao Geronimo Stilton, leiam este livro!

Mariana Dinis, 6º C